Left brain x Right Brain



Propaganda da Mercedes Benz coloca em pauta as diferenças entre os hemisférios do cérebro, veja os anúncios ao lado:

E veja o que eles dizem:

“Left brain: I am the left brain. I am a scientist. A mathematician. I love the familiar. I categorize. I am accurate. Linear. Analytical. Strategic. I am practical. Always in control. A master of words and language. Realistic. I calculate equations and play with numbers. I am order. I am logic. I know exactly who I am.

Right brain: I am the right brain. I am creativity. A free spirit. I am passion. Yearning. Sensuality. I am the sound of roaring laughter. I am taste. The feeling of sand beneath bare feet. I am movement. Vivid colors. I am the urge to paint on an empty canvas. I am boundless imagination. Art. Poetry. I sense. I feel. I am everything I wanted to be.”

“Lado esquerdo do cérebro: Eu sou o lado esquerdo do cérebro. Eu sou um cientista.Um matemático. Eu amo o familiar. Eu categorizo. Sou preciso. Linear. Analítico. Estratégico. Eu sou prático. Sempre estou no controle. Um mestre das palavras e da linguagem. Realista. Eu calculo equações e brinco com números. Eu sou ordem. Eu sou lógica. Eu sei exatamente quem eu sou.

Lado direito do cérebro: Eu sou o lado direito do cérebro. Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão. Saudade. Sensualidade. Eu sou o som das gargalhadas.Sou sabor. A sensação de areia nos pés descalços. Eu sou o movimento. Cores vivas. Eu sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu sinto. Eu me sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser.”

De fato experimentos utilizando pessoas com cérebro dividido mostram que as especialidades dos hemisférios podem ser bem diferentes, mas isso não significa que há um hemisfério dominante e outro dominado, mas sim dois hemisférios especializados.A maneira como a especialização hemisférica foi divulgada à população pelos meios de comunicação gerou uma visão simplista do funcionamento cerebral : um hemisfério seria “verbal” e o outro “espacial”, um só usaria a emoção e outro a razão e por aí vai…surgindo assim conselhos nada enobrecedores como desenvolva seu lado direito do cérebro, pense com a razão, e muitos outros.

Fonte: Cem bilhões de Neurônios


Podemos dizer então,que o hemisfério esquerdo controla a fala em mais de 95% dos humanos porém conta com o primoroso auxílio do hemisfério direito que possibilita à fala nuances afetivas essenciais (prosódia) para a comunicação interpessoal.O hemisfério esquerdo é mais apto a realizar cálculos matemáticos enquanto o lado direito é melhor na percepção de sons musicais e no reconhecimento de faces.Esses são apenas alguns exemplos da especialização dos hemisférios, por isso muito cuidado ao dizer frases como : meu lado esquerdo é um zero a esquerda…

Vi os anúncios aqui

Texto baseado no livro Cem Bilhões de Neurônios, 2.ed.,Roberto Lent.

@giselecgs

Células de Purkinje

Neste carnaval, preserve suas células de Purkinje: beba com moderação.

(e se possível sem vômitos e baixarias)

Vi aqui

@larissaomfaria

Brain Damage (Pink Floyd)

Composição: Roger Waters

The lunatic is on the grass.
The lunatic is on the grass.
Remembering games and daisy chains and laughs.
Got to keep the loonies on the path.

The lunatic is in the hall.
The lunatics are in my hall.
The paper holds their folded faces to the floor
And every day the paper boy brings more.

And if the dam breaks open many years too soon
And if there is no room upon the hill
And if your head explodes with dark forebodings too
I’ll see you on the dark side of the moon.

The lunatic is in my head.
The lunatic is in my head
You raise the blade, you make the change
You re-arrange me ‘till I’m sane.

You lock the door
And throw away the key
There’s someone in my head but it’s not me.
And if the cloud bursts, thunder in your ear
You shout and no one seems to hear.
And if the band you’re in starts playing different tunes
I’ll see you on the dark side of the moon.

@larissaomfaria

Seu intestino com vida própria… SIM!

A presença de elementos neurais na parede de vísceras do trato gastrointestinal não é novidade. Estes elementos estão localizados nos plexos mioentérico e submucoso. A modulação da atividade visceral é feita através da inervação do sistema nervoso autônomo (SNA), agindo nesses plexos, por meio de suas clássicas subdivisões: simpática e parassimpática. Mas, no intestino, também há uma rede de neurônios que não se encaixam funcionalmente em nenhuma dessas subdivisões, e operam  independentemente do controle central,  de acordo com reflexos locais. Assim, muitas funções gastrointestinais podem ser mantidas mesmo quando cessados os estímulos do SNA.
Os diferentes tipos de neurônios intrínsecos encontrados, o número total estimado de neurônios (estima-se que haja mais neurônios no trato gastrointestinal do que na medula espinal!) e a complexidade na integração e processamento de informações possibilitam que alguns autores enquadrem o Sistema Nervoso Entérico como uma terceira subdivisão do SNA.

(quantumehealing.com)

Para saber mais: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK11097/#A1398

Por @CartaLu

Novo tratamento para o Hipotireoidismo

Vide aqui

@larissaomfaria

"Um simples cérebro, sendo bem mais longo do que o céu, pode acomodar confortavelmente o intelecto de um homem de bem e o resto do mundo, lado a lado." Emily Dickinson
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nelson Rodrigues
"Cada um pense o quiser e diga o que pensa" Espinosa
"O animal satisfeito dorme" Guimarães Rosa