Os perigos da obediência – Stanley Milgram

Um dos primeiros voluntários do experimento de Milgram

O experimento do psicólogo Stanley Milgram realizado em 1961, causou polêmica e trouxe um alerta: maldades não necessitam de demônios…o psicólogo afirmou:
“A obediência consiste em que a pessoa passa a se ver como instrumento para realizar os desejos de outra e, portanto, não mais se considera responsável por seus atos. Uma vez ocorrida essa mudança essencial de ponto de vista, seguem-se todas as consequências da obediência”.

Pessoas comuns em atos atrozes: experimento de Milgram faz 50 anos


Capinaremos

Leia mais sobre a experiência aqui:Os Perigos da Obediência

@giselecgs

 

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Ben Hazrael
    fev 26, 2012 @ 23:38:11

    Realmente assustadora a dimensão que a “onda” de obediência (ou compartilhamento de ideias/valores podem resultar em obediência) pode desencadear. Talvez os grandes genocídios tenham sido alimentados, em grande parte, por esse mecanismo psicológico. Talvez o genocídio de Ruanda – mais próximo do ponto de vista histórico – seja um exemplo nefasto do caso.
    Ah, e parabéns pelo aniversário do “Até o Talamo”!!! Que a Força esteja sempre com este site!

    Responder

Deixe um comentário

"Um simples cérebro, sendo bem mais longo do que o céu, pode acomodar confortavelmente o intelecto de um homem de bem e o resto do mundo, lado a lado." Emily Dickinson
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nelson Rodrigues
"Cada um pense o quiser e diga o que pensa" Espinosa
"O animal satisfeito dorme" Guimarães Rosa