04 de outubro – Dia Mundial dos Animais

Hoje é comemorado em todo o mundo o Dia dos Animais.

Nestas ultimas semanas, a melhor notícia que poderíamos receber foi a de que legisladores da Catalunha aprovaram no ano passado uma lei que proíbe as touradas em Barcelona, após 180 mil pessoas terem assinado uma petição em 2010 (veja a matéria aqui).

No Brasil os rodeios atraem milhares de espectadores, principalmente porque neles ocorrem apresentações musicais que geralmente estão na moda. Existe inclusive uma petição online (aqui) pelo fim dos rodeios. As câmaras municipais de cidades do estado de SP como Araraquara, Presidente Prudente e Águas de São Pedro já aprovaram a lei que proíbe certas práticas, como a prova do laço, em rodeios. Mas ainda há muito o que se fazer a respeito, mesmo porque muitos desaprovam o fim dos rodeios por ser uma questão cultural.

Outro aspecto que divide opiniões e tem finalidade oposta à dos rodeios, é o uso de animais na pesquisa científica. Neste caso, o animal é o único modelo experimental viável para testar uma hipótese, já que certas pesquisas como a elaboração de medicamentos por exemplo, são proibidas em seres humanos e precisam passar antes por testes em animais, salvo os que estão em risco de extinção. Além disso, a utilização destes modelos é monitorada por comitês de ética específicos para essa finalidade formados em cada instituição de ensino e pesquisa (veja mais sobre o assunto aqui).

E para os leitores que ainda são contra as pesquisas em animais de laboratório, ainda há muito o que se refletir a respeito dos rodeios e outras práticas “culturais”, não é?

@larissaomfaria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

"Um simples cérebro, sendo bem mais longo do que o céu, pode acomodar confortavelmente o intelecto de um homem de bem e o resto do mundo, lado a lado." Emily Dickinson
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nelson Rodrigues
"Cada um pense o quiser e diga o que pensa" Espinosa
"O animal satisfeito dorme" Guimarães Rosa
%d blogueiros gostam disto: