Desenvolvimento de expressões faciais em fetos

Pela primeira vez um grupo de pesquisadores foi capaz de mostrar que expressões faciais reconhecíveis se desenvolvem antes do nascimento. A descoberta pode ajudar a identificar problemas de saúde no útero materno. Os movimentos da face do feto, afirmam os cientistas, se tornam mais complexos entre 24 e 36 semanas de gestação.

O grupo de especialistas das universidades de Durham, Lancaster e James Cook (todas da Inglaterra) examinou movimentos faciais de fetos obtidos por meio de ultrassom 4D (que além de captar as três dimensões espaciais, faz o registro em tempo real, por isso o nome “4D”).

Fetos na primeira fase de observação (24 semanas) conseguiram mover um músculo da face por vez. Por exemplo, eles esticavam os lábios ou abriam a boca. Com 35 semanas de gestação, os fetos já combinavam movimentos, como o esticar dos lábios com o baixar das sobrancelhas, por exemplo. De acordo com os médicos, a combinação mostra que os bebês são capazes de transformar movimentos isolados em expressões cada vez mais complexas.

Embora o feto não consiga produzir sons, o desenvolvimento de expressões faciais significa que, ao nascer, o bebê já será capaz de movimentos musculares que acompanham o choro e as risadas. Os pesquisadores supõem que os padrões de movimento são desenvolvidos antes que o bebê sinta emoções, assim como o feto pratica respiração no útero antes de ter contato com o ar.

Agora, se os médicos conseguirem apontar diferenças entre desenvolvimentos faciais entre fetos normais e anormais, é possível que seja possível identificar problemas com o desenvolvimento do cérebro. O próximo passo será verificar se há diferenças nas expressões faciais de fetos de mães fumantes e não fumantes durante a gestação. A equipe também vai analisar o desenvolvimento de expressões faciais relacionadas à raiva, ao sorriso e à tristeza.

Fonte: Science Daily

Artigo:
Reissland N. et al. Do Facial Expressions Develop before Birth? PLoS ONE, 2011; 6 (8): e24081

@larissaomfaria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

"Um simples cérebro, sendo bem mais longo do que o céu, pode acomodar confortavelmente o intelecto de um homem de bem e o resto do mundo, lado a lado." Emily Dickinson
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nelson Rodrigues
"Cada um pense o quiser e diga o que pensa" Espinosa
"O animal satisfeito dorme" Guimarães Rosa
%d blogueiros gostam disto: