Doces podem causar dependência química

Todo mundo já ouviu falar que doces podem causar dependência química, quem não tem uma amigo/a viciado/a em chocolate, ou aquele/a que precisa comer um docinho para ficar em paz.Muitos estudos mostram que de fato o açúcar causa dependência química assim como o álcool e o cigarro.Em um dos estudos, o pesquisador alemão – Falk Kiefer – submeteu um grupo de voluntários com excesso de peso a ressonâncias magnéticas a fim de observar as suas reações perante a exibição de imagens de doces, bolos e gelados.
Com estes testes, o cientista alemão constatou que as imagens ativaram o mecanismo de compensação do cérebro em pessoas expostas às imagens de guloseimas.Foi observada a liberação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central e que também é conhecido como o “hormônio da felicidade”, visto que proporciona a sensação de bem-estar. Segundo os investigadores, esta reação é comparável aos efeitos causados pela droga e pelo álcool, cujo consumo também provoca a liberação deste neurotransmissor.

Foram ainda realizados testes com ratos “viciados em açúcar”. Quando privados deste componente, tiveram as mesmas reações que roedores “alcoólicos” que deixaram de consumir álcool, como tremores, ansiedade e nervosismo.  “Os processos que são liberados no mecanismo de compensação pelo açúcar são, de fato, comparáveis com o álcool e a nicotina”.

Pode-se ler no site da Folha.com a seguinte notícia: Açúcar causa dependência como álcool e cigarro, diz médico, o médico em questão, Robert Lustig, afirma que “Açúcar é veneno. Do mais natureba, o mascavo, até o suco de fruta ou o famigerado xarope de milho, o açúcar está por trás de doenças cardíacas, diabetes e câncer. E deveria ser proibido para menores de 21 anos, como o álcool e o cigarro.”Nesse texto também há algumas perguntas respondidas por ele ao site folha, confiram.

Nota: Ainda nessa entrevista destaque para a seguinte declaração:

“Qual a alimentação que os pais devem dar a seus filhos?
Crianças devem comer comida de verdade.

Mas isso inclui suco de fruta natural…
Não, suco de fruta, mesmo natural, não é comida de verdade. Deus fez suco de fruta? Não. Deus fez fruta. Qual é a diferença entre a fruta e o suco? Fibras.”

Bom, diminuir o consumo de açúcar faz muito bem e previne de fato inúmeras doenças.

@giselecgs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

"Um simples cérebro, sendo bem mais longo do que o céu, pode acomodar confortavelmente o intelecto de um homem de bem e o resto do mundo, lado a lado." Emily Dickinson
"Deve-se ler pouco e reler muito. Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos." Nelson Rodrigues
"Cada um pense o quiser e diga o que pensa" Espinosa
"O animal satisfeito dorme" Guimarães Rosa
%d blogueiros gostam disto: